/ #aspnetcore #compression 

Compressão de Respostas em APIs ASP.Net Core

Quando estamos desenvolvendo nossas APIs é muito importante nos preocuparmos com o tráfego de mensagens que ela irá gerar, pois largura de banda é um recurso limitado e não podemos esperar que nossos clientes irão poder contar com conexões de banda larga via fibra ótica à todo momento, ou ainda, conexões 4G ultra velozes sem limites de dados. Infelizmente essa não é a nossa realidade ainda… =/

O que podemos fazer é reduzir o tamanho das respostas em nossas APIs, e isso tem um impacto muito grande tanto financeiro, quanto de performance. Lembre-se que a grande maioria dos players de nuvem, ou todos eles, cobram por tráfego de dados, e além de tentar reduzir o custo devemos concordar que quanto menor for o tamanho dos dados, mais rápida será a resposta para quem estiver consumindo nossas APIs e assim melhorando a performance de nosso sistema de uma forma geral.

Uma maneira de diminuir o tamanho das mensagens trafegadas é implementando um mecanismo de compressão de respostas.

A compressão de respostas pode ser feita diretamente nos servidores web como o IIS e Nginx, só para citar alguns. Já o Kestrel e HTTP.sys não possuem esse recurso nativamente até o momento em que escrevo esse artigo.

Middleware de Compressão de Respostas do ASP.Net Core

O ASP.Net Core conta com alguns middlewares muito úteis, e um deles serve justamente para comprimir as respostas de nossas APIs.

Para isso basta adicionarmos uma referência ao pacote nuget Microsoft.AspNetCore.ResponseCompression e seguir os trechos de código abaixo:

O que fizemos foi a chamada de dois métodos bem específicos, nas linhas 12 e 23. Esses métodos de extensão são disponibilizados quando referenciamos o componente mencionado acima.

Linha 12 → foi adicionado o método “ services.AddResponseCompression()”, que é responsável por adicionar o serviço de compressão de respostas no injetor de dependências nativo do ASP.Net Core.

Linha 23 → foi adicionado o método “ app.UseResponseCompression()”, que adiciona o middleware de compressão de respostas no pipeline do ASP.Net Core.

Com apenas duas linhas de código a compressão de resposta já irá funcionar, mas se quiser ir além, poderá customizar alguns aspectos como otimizar ainda mais a compressão, ou ainda, criar seu próprio algorítmo conforme podemos ver abaixo — os trechos de código de customização foram extraídos da documentação oficial que você encontra no fim deste artigo.

Use a compressão de respostas nativa do servidor web sempre que possível, pois ela tende a ter melhor performance que o middleware de compressão.

Como funciona?

Esse middleware irá interceptar todos os retornos das suas controllers e usar um algorítmo de compressão para diminuir o tamanho da resposta. Por padrão ele irá usar o algorítmo Gzip. Apenas para conhecimento, existe outro algorítmo de compressão também muito famoso chamado Deflate.

Para ver a compressão funcionando na prática podemos fazer uma chamada à nossa API de testes com dados fake através do navegador mesmo, conforme você pode ver abaixo:

Chamada da API com dados fake no navegador

E então através do Fiddler podemos conferir o tamanho da resposta, que nesse exemplo foi de 1.143 bytes, além disso foi adicionado o header Content-Encoding: gzip, que indica que essa resposta foi compactada utilizando o algorítmo Gzip conforme o esperado.

Inspeção do requet no Fiddler — com compressão de resposta

Em uma requisição sem a compactação, podemos ver o tamanho da reposta em 6.174 bytes, e não existe o header Content-Encoding indicando o algoritmo de compressão.

Inspeção do requet no Fiddler — sem compressão de resposta

Verificando a documentação oficial, você irá observar uma nota de atenção para não tentar comprimir arquivos menores que 1.000 bytes, pois a compressão não será eficiente, o que pode inclusive resultar em uma resposta com tamanho maior ao original sem a compressão, além do tempo de processamento que foi gasto.

Assim podemos perceber que com uma simples adição ao nosso pipeline do ASP.Net conseguimos comprimir a resposta de nossa API, e dessa forma reduzir o tráfego de dados de nosso serviço.

É isso pessoal, espero que tenham gostado e se ficou qualquer dúvida ou tenham sugestões e críticas, fico à disposição para bater um papo.

Abraços!

Referências

Deixe seu comentário